Conheça os benefícios em ser um Líder Grato

Tempo de leitura: 2 minutos

No dia 06 de janeiro, foi comemorado o Dia da Gratidão. Você acha que faz sentido incluir a gratidão na sua atividade de liderança?

A Ana Flavia, sócia/gerente de uma clínica de fisioterapia, me responderia NÃO. Há um ano atrás, ela me chamou para ajudá-la a melhorar a sua comunicação com a equipe (lidar com conflitos e atingir metas).

Sobre a maneira de lidar com a equipe ela dizia: “não entendo porque as pessoas querem ouvir elogios, reconhecimentos, afinal cada um sabe o que tem que fazer e já tem o salário no final do mês, para recompensar. Isso já uma troca!”.

O meu objetivo aqui é mostrar para você, como mostrei para a Ana Flavia que há grandes vantagens em responder SIM para essa pergunta.

GRATIDÃO & SENTIMENTO

Quantos itens você preencheria se pegasse agora um papel e uma caneta? Pense por alguns segundos, acredito que tenha muito a agradecer! E como fica a sua emoção ao se sentir grato? Sente sua energia aumentar? Esse é o ponto.

É ser uma pessoa com um estado de espírito, de GRATIDÃO.

Agradecer é o exercício de reconhecer a importância!

Ter a consciência da contribuição dos acontecimentos e das pessoas na sua vida. Ela faz bem tanto para a pessoa que expressa, tanto para a pessoa que recebe.

Quando o líder, ESCOLHE ter uma posição de ser grato, o seu olhar vai mais fundo, dá importância – passando longe de um obrigado rotineiro – transforma em reconhecimento.

– Quem gosta de ser reconhecido, levanta a mão? Acredito que todos os seus colaboradores levantariam a mão.

As pessoas são movidas pela emoção, por isso, a maneira como o seu colaborador se sente em relação a si, aos colegas e à empresa, está intimamente ligada como ele mantém os níveis de comprometimento, automotivação e autoestima elevados.

Então, não sinta vergonha de agradecer, deixe ele saber do valor que representa!

Quanto mais rígido e impessoal for o ambiente de trabalho, menos reconhecimentos positivos serão trocados, limitando o potencial das pessoas. Não deixe isso acontecer com a sua equipe, comece agora, a expressar a gratidão que já está no seu coração.

A Gratidão também é o principal caminho para a conquista de coisas boas para a sua vida. Quanto mais se sente grato pelo que tem, mais terá.

E falando em Gratidão! Muito Obrigada por você ter ficado comigo até o final, sua presença é muito importante e espero ter contribuído para te ajudar com sua liderança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *