Você sabe os principais tipos de liderança?

Tempo de leitura: 3 minutos

A forma que você lidera influencia diretamente nas atitudes dos seus colaboradores e assim em atingir ou não os resultados esperados. Por isso, o conhecimento sobre estilos de liderança, ajuda a ver como você está atuando e como pode agregar um pouco mais, para melhorar ainda mais a sua performance.

* Liderança Coercitiva: O ponto chave aqui é o CONTROLE DAS AÇÕES E REAÇÕES do liderado! Com a presença constante do líder, para assegurar o cumprimento estrito das ordens. Gera passividade e reações lentas. Lembra da Miranda, do filme O Diabo Veste Prada?

Eu atendi, um cliente que é gestor de um pequeno mercado com 15 colaboradores e a sua principal frustração era que sua equipe, não dava ideias, não era participativa.

Ele achava que era um líder acessível, mas depois que começou a identificar o seu perfil, percebeu que na verdade, na maior parte do tempo era coercitivo e de vez em quando jogava um pouco de conversa fora com a equipe (só quando tinha vontade de espairecer um pouco) e que esse jeito gerava temor nas pessoas, aí é claro que a tendência era o pessoal ficar receoso de abrir a boca. 

Mas a boa notícia, é que depois identificou onde precisava melhorar e pode ajustar o seu estilo, aprendendo as habilidades corretas, para agir do jeito certo no momento certo, passou a ter a equipe com ele e atingir as metas sem esforço.

Se esse é o seu caso, dê uma olhadinha nos próximos estilos de liderança e veja o que pode incorporar para aprimorar a sua liderança.

* Liderança Controladora: Nesse estilo o líder evita o contato face a face, preferindo à pura e simples APLICAÇÃO DAS REGRAS, NORMAS E PROCEDIMENTOS. Figura de autoridade que controla, cobra e busca erros. As pessoas apenas cumprem as regras e nada mais.

* Liderança Orientadora: Aqui o líder procura ORIENTAR, CRIAR REDE DE RELACIONAMENTOS INFORMAIS, AGILIZAR O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E INTENSIFICAR OS CONTATOS FACE A FACE. Controla de forma sutil, com acompanhamento, orientações e esclarecimentos sobre procedimentos e resultados esperados. Gera um espaço confortável para o liderado atuar e maior nível de envolvimento com objetivos e resultados da corporação. Por outro lado, pode estimular a dependência, quando o líder tende a ser superprotetor.

* Liderança Integradora: O Líder INFLUENCIA mais por seus atos e exemplos, por sua coerência, abertura, transparência e credibilidade do que por suas palavras ou autoridade formal. Respeita o indivíduo como indivíduo, substitui a dependência pela interdependência, estimulando a autoconfiança das pessoas, corresponsabilidade e sua capacidade de contribuir efetivamente para o crescimento do grupo como um todo.

Na prática, você vai acabar utilizando um pouco de cada estilo, conforme o tipo de tarefa, situação e maturidade do colaborador, mas o ideal é direcionar a sua liderança a alcançar a liderança integradora, onde haverá um crescimento cultural na organização, onde todos crescem e a empresa evolui! Vai mudando de fase, como num jogo de computador.

E aí, com qual estilo você mais se identificou?

Fonte: Curso Excelência em Liderança. Saiba mais sobre o curso em http://www.elianegavasso.com.br/excelencia-em-lideranca/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *