Definindo o meu propósito de vida em 5 passos

Tempo de leitura: 4 minutos

Muita gente diz que quer mudar de vida, mas se perguntadas, a maioria não sabe o que quer…somente que não querem continuar do jeito que estão. Não sabem onde querem chegar e nem o que querem mudar.

Não ter um OBJETIVO PRINCIPAL, que as direcione, impossibilita a mudança, a realização de sonhos.

Ter um propósito em sua vida, é saber o Porquê você faz as coisas, o que te faz levantar motivado de manhã cedo, o que te faz ter resiliência diante dos obstáculos, porque sabe onde QUER CHEGAR.

O seu propósito deve estar relacionado aos seus Valores e Princípios e alicerçado em seu coração, na sua verdadeira essência, avaliando se você está vivendo essa essência hoje ou não. Se não, é a oportunidade de defini-lo e colocá-lo em ação. Conhecer seu propósito vai manter seu pensamento direcionado e concentrado evitando as distrações, estímulos externos e internos (seus pensamentos) que insistem em tirar você de sua jornada.

Como citado por Napoleão Hill, em seu livro A Lei do Triunfo: “Não devemos ser 100% orientados a metas, contudo se não tivermos um lugar para onde ir, será difícil saber como chegar lá”. Acrescento que devemos estar sempre nos observando, aprendendo, crescendo e abertos as novas crenças e possibilidades, sem perder nossa essência, nosso Porquê!

Sem termos um objetivo principal traçado é muito difícil alcançar alguma coisa, ou seja, sem um lugar para onde ir, será difícil chegar lá.

Todas as pessoas que realizam os seus sonhos, tem um OBJETIVO PRINCIPAL EM SUAS MENTES, que direcionará o sonho para a realização.

Para te ajudar nisso, convido você a responder as 5 perguntas* abaixo, de forma simples e objetiva.

  1. Quem você é? Quais são seus talentos, habilidades, dificuldades (não sei fazer), o que fazia quando criança que gostava muito…

Eu gostava de brincar que eu era a Xuxa. E também de professora com meu quadro de giz, ensinando meus alunos imaginários. Com essas lembranças, me conectei ao que gosto muito de fazer hoje, como respondi na pergunta 2.

Brincar de professora: Docente, Coach Comportamental, Treinadora.
Brincar de Xuxa: Palestrante

»Busquei meu AUTOCONHECIMENTO PROFUNDO e dentre muitos benefícios, me reencontrei com a minha essência. Me permitindo fazer escolhas mais assertivas.

  1. O que você faz que ama fazer? Cantar, estudar leis, cozinhar, fazer cálculos, cuidar da saúde, dos dentes das pessoas, ensinar….Se você tem dificuldade em escolher entre múltiplas paixões profissionais, crie um filtro responder a esta pergunta: qual é a atividade que neste momento me sinto mais qualificado a ensinar para outras pessoas?
  • Eu ensino as pessoas a serem emocionalmente inteligentes e a obter maior assertividade em sua comunicação. Levo meu conhecimento às pessoas através de Coaching Comportamental, Palestras, Programas de TV e Treinamentos.
  1. Para quem você faz? Para quem você faz isso que definiu na questão 2 – são as pessoas que usufruem do seu trabalho, como, crianças, adultos, mulheres empreendedoras…
  • Gestores de empresas, líderes e equipes.
  1. Do que essas pessoas precisam ou necessitam que às faz virem até você? Escreva sobre a necessidade que fazem as pessoas que escreveu acima, virem até você para obter aquilo que você tem a oferecer. Exemplo: se você é dentista, é para cuidar dos dentes.
  • Querem expandir a sua mente, gerenciar suas emoções e se comunicarem de forma assertiva.
  1. Qual o benefício que essas pessoas recebem com aquilo que você oferece a elas?  Escreva porque as pessoas precisam do que você oferece.
  • Ampliam sua consciência com relação a sua vida e de mundo, passam a se ver como autores de sua história. Mudam a sua forma de ser e de liderar, tornam-se donas das suas emoções e se comunicam de forma assertiva ampliando seu poder pessoal.
Junte todas as respostas em uma única frase e terá seu propósito de vida.

Agora observe que das 5 perguntas, somente 2 se referem a você. Essa metodologia, força você a retirar o que você de bom em si e colocar para beneficiar as outras pessoas.

E as outras 3, fazem você perceber que o seu propósito precisa estar alinhado com o que os outros querem, senão não terá efetividade, pois ninguém vai querer o que você oferece.

Bom trabalho!

Se tiver dúvidas ao preencher não hesite em entrar em contato.

Quanto antes começar, mais cedo obterá os resultados.

Definir o seu propósito de vida é a chave para o seu crescimento! Porquê você faz o que faz?

*Perguntas baseadas no livro “As 16 Leis do Sucesso” do escritor Jacob Petry.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *